segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Halsey, querida precisamos conversar...


Lá vem a "não me toques", cheia de inveja dos outros, pronta para espalhar mais um pouco de veneno.  (Já pararam para pensar que eu só venho de em ano em ano, mas quando venho faço uma maratona de posts? Devia ser menos previsível)

Voltando ao assunto do post, tal como se pode ver no título, Halsey. Conhecem? Bem, precisamos estabelecer uma coisa, tem artistas que eu gosto e outros, que bem… não podemos gostar de todos, verdade? Camila Cabello e Halsey estão do lado de celebridades a que torço o nariz.

Aviso: Se és fã dela, convido-te a sair da publicação para que não hajam discussões desnecessárias. Obrigada.

Enquanto eu acho que a Cabello é superestimada, a Halsey, digamos, que até há beeeeem pouco tempo, ela gostava de criar polêmicas desnecessárias.
Vamos começar por pontos: 

Quem é a Halsey?

Ashley Nicolette Frangipane, mais conhecida pelo seu nome artístico Halsey, nasceu a 29 de setembro de 1994. É uma cantora e compositora estadunidense. O seu nome artístico é uma referência à estação de metro Halsey Street, em Brooklyn, e um anagrama do seu primeiro nome.
Em 2014, gravou uma canção chamada "Ghost", sendo publicada no SoundCloud. Posteriormente, a canção ganhou atenção e depois de várias reuniões com distintas gravadoras, assinou um contrato com a Astralwerks. Em seguida, lançou o seu EP de estreia “Room 93” a 28 de outubro de 2014 do mesmo ano.

Admito que a ideia deste post veio, mais uma vez, depois de ter lido o post da Cecy Aguilera. Se quiserem ler o post dela, basta clicarem nesta publicação Halsey, maior negra que você respeita, causando por causa do shampoo


Antes de falar das polêmicas em que ela se viu envolta, façam uma breve pesquisa sobre o nome dela, Halsey, e adicionem "polémicas". 

Não vos lembra ninguém? Não? Não vos lembra a Lord, lá nos primórdios da carreira dela que consistia em tentar destruir a carreira de certos artistas? Parece que a Halsey teve um período amargurado da vida dela e andou a distribuir bombas.


Analisando as polémicas:
1ª Polémica que envolve Demi Lovato, Britney Spears e Iggy Azalea.


A polémica da coisa toda aconteceu na entrevista para o The Guardian. A Iggy, ela detonou sem dó nem piedade, a Britney e a Demi, limitou-se a alfinetar. Uma entrevista que se focava no seu último lançamento, acabou por abordar certos assuntos que viraram polémica.
Foi questionada por defender as minorias nas suas músicas, mas mesmo assim, incluiu Quavos no seu disco (rapper acusado de homofobia).

Resposta da H.: Eu acho que ele é incompreendido. Só porque eu escolho ser uma artista socialmente consciente – e eu sou muito boa nisso –, não significa que todos os artistas serão preparados para serem politicamente corretos. Eu não acho que ele é inerentemente homofóbico, acho que ele está num lugar difícil de tentar explicar o que ele quis dizer. Eu concordo que as suas desculpas foram tolas, mas não posso policiar todos.

Peter Robinson, jornalista responsável pela entrevista, destacou que ela deveria se acautelar na escolha das parcerias. É aqui que a Iggy vem à baila.

Resposta da H.: Sim, eu posso. E há muitas pessoas que eu não convidaria para colaborar. Iggy Azalea: absolutamente não colaboraria. Ela tem um completo desrespeito pela cultura negra. Que idiota. Eu assisti a sua carreira se dissolver e foi fascinante.

E daqui veio a maravilhosa hashtag #HalseyIsOverParty, que alcançou os trending topics do Twitter. Até mesmo a Azealia Banks, que tinha desentendimentos com a Iggy, a defendeu.

Azealia B.: Halsey realmente me irrita. Risos. É tudo o que eu tenho a dizer.

Resposta da Iggy A.: É muito estranho você citar uma pessoa que não foi mencionada na pergunta da entrevista. Eu não a conheço, nunca a encontrei, ou interagi com ela de alguma forma, então achei estranho o que aconteceu. […] Mas ela é jovem e espero que ela aprenda a julgar menos quando estiver na mesma posição que os outros. Tenho certeza de que ela também está a ser julgada o tempo todo por pessoas que realmente não a conhecem. Então, acho que talvez seja bom tentar ter um pouco mais de empatia com outras pessoas que estão na mesma situação. […] Acho que fizeram uma pergunta e ela se sentiu desconfortável, e por algum motivo me citou, como se eu fosse uma boa forma para se esquivar. Acho que não funcionou. Realmente, acho que eu não tinha nada a ver com isto. Foi uma coisa estranha para me envolver.

GIF

Já reparam o quanto a Halsey é indecisa? Defende o Quavos que não será conscientemente homofóbico (lembrando que ela se considera bissexual), mas ataca a Iggy com pedras e paus por ter total desrespeito pela comunidade negra (ela também se considera negra, ou como ela diria “Tri-Bi”). Entendem o ponto da questão?

Claro que a Halsey aproveitou para matar mais outros dois coelhos de uma caixa d’água só (erro proposital!), a defensora de todas as minorias como diz, atacou o hit da Demi. Segundo ela, Cool for the Summer reforça o tabu da bissexualidade.

Resposta da H.: Geralmente, a coisa mais próxima da representação gay que se encontra no pop são músicas cantadas por mulheres heterossexuais, e elas são mais sobre conexões experimentais.
    



Tirem as vossas conclusões...    

E a última bomba-prenda foi para a Britney Bitch

Resposta da H.: No começo, eu era ingénua. Pensava que todos artistas faziam tudo sozinhos. Pensava que a Britney Spears tinha escrito as suas próprias músicas.

Britney já escreveu, sim, algumas das suas músicas, e não há problema nenhum cantar músicas escritas por outra pessoa. 

Halsey criou as polémicas e, obviamente, recebeu as respostas. Tanto dos fãs como dos próprios artistas.




Demi Lovato respondeu à alfinetada no Twitter dizendo:
Sabes que a tua música é um hit quando as pessoas ainda falam da letra dois anos depois.

Já a Britney que nem sequer desperdiçou tempo a pronunciar-se, os fãs prontificaram-se a fazê-lo: Quem é Halsey, mesmo?


2ª Polémica "Pareço uma garota branca, mas sou uma mulher negra"

BigWTF Por que é que ela usa o GAROTA para branca e MULHER para negra? Ela quer dizer que as pessoas se referem a ela como branca do género “privilegiada”, sem sal que não sabe nada da vida? Referindo que só as mulheres/garotas/crianças negras sofrem?


Quando Halsey foi capa da edição especial da Playboy americana, um dos temas em grande foco na entrevista foi o facto de ter crescido numa família birracial (pai negro e mãe branca).

H.:Uma das minhas grandes piadas há muito tempo era “eu pareço branca, mas ainda tenho meninos brancos na minha vida a perguntarem-me por que os meus mamilos são castanhos”. De vez em quando eu experimento esses conflitos raciais. Eu pareço uma garota branca, mas não me sinto. Eu sou uma mulher negra. Enquanto crescia, não sabia se devia amar a TLC ou a Britney

WTF?!1 Questão dos mamilos. Lamento informar, mas a cor dos mamilos não indica absolutamente NADA.
WTF?!2 Não sabia se amava TLC ou Britney. Desde quando que a cor tem de influenciar o gosto musical? Eu gosto de R&B e Soul, tenho de parar de ouvir, porque, aparentemente, sou branca?! Acho que a Halsey mete os pés pelas mãos quando quer defender o seu lado birracial, acabando por fazer váriiiiiias divisões e calinadas.

H.:Passo-me por branca. Aceitei isso sobre mim e nunca tentei controlar nada sobre cultura negra que não é minha. Tenho orgulho de estar numa família birracial, orgulho de ser quem sou e orgulho do meu cabelo. Eu sou metade negra. O meu pai gerenciou uma concessionária de automóveis, usava um terno para trabalhar, teve um bom relógio, sempre barbeado, bonito, jogou golfe nos fins-de-semana. E as pessoas vinham até ele, “Então, meu! Como é?’ E o meu pai ficava, “Olá …'”, acrescentou.



WTF3 Usava um terno para trabalhar, teve um bom relógio, sempre barbeado, bonito, jogou golfe nos fins-de-semana. Entendo que ela queira dizer que para um homem negro, isto eram coisas de “brancos”, mas será mesmo necessário frisar o “barbeado”, “bonito”, que jogava golfe? O meu pai é branco e nunca na vida que colocou os pés dentro de um destes campos.



H.:A culpa branca é engraçada, mas este é um momento muito difícil para os brancos que são contra o racismo. As pessoas não querem fazer muito, mas querem fazer o suficiente. Na minha bolha de Los Angeles, estou cercada por muitas pessoas boas e com ótimas intenções. Mas, como eu descobri nesta última eleição, a minha bolha é só uma pequena fração de como este país funciona. Essa é a minha maior frustração em relação à perceção do público a qualquer tipo de ativismo: a mentalidade do “Bem, isso não me afeta”. Abram os olhos, porra.”



WTF4 A culpa branca é engraçada”, “muito difícil para os brancos”. Sou apenas eu que sinto que ela parece falar dos brancos como se não fosse uma deles? Se ser de uma família birracial, não anula o facto de ela se considerar negra, também não anula o facto de ser branca.



Halsey:O objetivo de todos é ser o primeiro a descobrir que alguém está a fazer alguma coisa errada. Uma menina publica uma foto de si mesma com tranças e a primeira resposta será “Isto é apropriação cultural. O que diabos há de errado contigo?” E a menina vai dizer: “Sou metade negra”. Então respondem: “Oh, desculpa. Estás bonita”. Ficamos traumatizados porque tantas pessoas realmente cometeram apropriação cultural, mas nosso instinto é muito reflexivo”, afirma Halsey.

WTF5 Apropriação cultural não é um meio de combater o preconceito? Não será a não-apropriação cultural uma forma de limitar uma cultura às suas fronteiras? Oi?!
Sem esquecer que nunca vi tal conversa desenrolar-se assim nos comentários de uma foto e todo ficar “ah ok.”.

3ª Polémica: O Maldito Shampoo

Tudo começa com o tweet:


 PT: Viajo há anos e é frustrante que a indústria de produtos de higiene dos hotéis ignore as pessoas de cor. Eu não consigo usar este shampoo de pessoas brancas. Nem os outros 50% dos clientes. Tão irritante. 



Obviamente, que foi um convite aberto a críticas:
PT: Tens uma assistente, não tens?  Compra o teu próprio shampoo e para de tornar tudo num problema racial.

PT: Ela tem uma assistente, mas achas que todas as pessoas de cor têm uma assistente? E mais, não podes trazer shampoo nos voos quando viajas. 

PT: Trata-se de comprar shampoo quando chegares ao teu destino e podes trazer shampoo em embalagens de tamanho para viagens.

PT: Porquê comprar quando o hotel o oferece??? Senta lá.



PT: Eu não gosto de shampoo de hotéis, sou uma adulta e trago meu próprio shampoo. O mesmo se aplica a ela, especialmente, se ela sabe que tem cabelo característico de pessoas negras. Todos nós temos especificações e temos que lidar com isso. Sim, é uma inconveniência, mas há imensas delas no mundo lol.

 
PT: Como não consegues entender isto? Ela não se está a queixar sobre a qualidade do shampoo, está a falar sobre haver apenas shampoos genéricos nos hotéis que apenas funcionam para pessoas brancas e nenhum para pessoas de cor. Meu Deus, não é assim tão difícil de entender, e ela está a falar por todas as pessoas de cor.

Oh meu Deus! Halsey representante de toda uma nação!


PT: Sou branca e os shampoos de hotéis também não funcionam no meu cabelo. Lmao

PT: Outra pessoa branca que não entende o ponto

Pois é, outra pessoa branca… mas pelo menos esta sofre por causa do shampoo.

Não pensem que esta discussão acaba aqui, leiam o resto da publicação da Cecy. Realmente, Halsey defende uma nação e... A minha conclusão é a seguinte: serei negra? Cabelo escuro, pele de tom não muito branco, mas não chega a ser negro sequer e olhos claros? Será?!!!! Oh meu Deus! Halsey deu-me as perguntas às respostas, agora consigo ver o sentido da vida! Está tudo tão claro agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Apenas Uma Garota Estranha - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Claire Hampton.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo