sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Carência de informação ou preguiça de pesquisar?

Estar de férias é tipo isso...

            Olá!! Como vão cactos do deserto? Já se acostumaram com a presença da minha pessoa? Não? Problema vosso.
            Se me propusessem ficar um dia sem usar Instagram por 1M€, bem… eu até perdia o dinheiro, mas pelo menos o Instagram ficava actualizado.
            Não quero dizer que sou literalmente dependente de Instagram e que se mo tirassem, pobre de mim e blá blá blá. Não! Uso bastante o Instagram (que me confere belas pérolas) e é a rede que mais uso. Foi apenas uma piada ali encima.
            Focando no tema de hoje.
            Há algum tempo, estava a vaguear pelo Explore do Instagram, como sempre, e o meu é bastante variado. Aqui aparece-me um pouco de tudo e em diferentes línguas. Não seria nenhuma surpresa encarar um publicação brasileira, é português, não tem nada de anormal.
            Nesse dia, talvez, eu preferia ter queimado o cérebro com ácido para me ajudar a esquecer a carência de informação junta com a preguiça de pesquisar.


            A publicação encontra-se no perfil @ourbitches. O primeiro sinal que a publicação é toda errada, só pelo facto de ter aquele "eh" ao invés de "é" (isto sem referir o facto que nomes de países e a primeira palavra de uma frase são em maiúsculo).

            Para quem não consegue ou tem preguiça de abrir a publicação original, eu explico.
          Fala-nos que Portugal é um lugar (é um país, otário do crl!) bem estranho pelo facto das seguintes supostas "expressões":


          01. Mandar o Bernardo às compras. Significado: Em Portugal, a expressão significa ter relações sexuais.
           02. Dar o peido mestre. Significado: Em Portugal, a expressão designa morrer, falecer.
            03. Punheta. Significado: Em Portugal, punheta quer dizer punhado. Um pouco de qualquer coisa. Uma pequena porção.
            04. Pica. Significado:  Injeção em Portugal


                        Exemplo: Vai tomar uma pica no cú!!!



A minha única reação depois de acabar de ler a publicação
            
            Eu fiquei seriamente preocupa ao pensar que era uma ignorante sobre o meu próprio país. Ninguém usa a expressão "Mandar o Bernardo às compras." ou "Dar o peido mestre." ou punheta com aquela conotação. Perguntei aos meus pais e bem… nem eu nem eles tinham ouvido falar das primeiras expressões.
            Eu juro que pensava que "Mandar o Bernardo às compras" era mandar alguém à merda de forma educada e "Dar o peido mestre" seria soltar aquela flatulência com cheiro a podre em alto e bom som… Não estou a brincar.

            Já quanto à "punheta" (isto são terrivelmente mal), querem um conselho queridos irmãos Brasileiros? Se seguirem o conselho péssimo do site, não entrem num restaurante, em lugar nenhum, okay? A probabilidade, de pedirem algo acompanhado da palavra "punheta", da cara do empregado ser vermelha de tentar conter o riso vai ser enoooorme. P.S. O exemplo que usam, punheta de bacalhau, refere-se literalmente a uma receita com esse nome, não tem nada a ver com quantidades.
            Podemos considerar que a pica é a única que está quuuuase correta, porque usar "pica" invés de "injeção" é maioritariamente dirigido a crianças, sim? Ninguém, para além de uma criança, diz "Vou levar uma PICA no CÚ.", isto dito é rude.
            Isto deixa-me um tanto pouco triste. Hoje em dia, as pessoas limitam-se a fazer uma pesquisa superficial, pegam no que é dito no primeiro resultado do Google e... Voilà!  Pesquisem e tentem saber de fontes seguras (aka pessoas reais que tenham conhecimento do assunto). Só mais uma coisa, o site de onde foram retirados os significados foi do Dicionário inFormal, um site brasileiro a falar de expressões portuguesas. Entenderam, certo?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Apenas Uma Garota Estranha - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Claire Hampton.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo