quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Anne Frank e as piadas sujas





Olá, visitantes que lêem e não comentam merda nenhuma. Como vão, seus traidores? Seria uma pena se alguém rogasse uma praga, verdade?
Para quem não sabia, (aqui vai um facto sobre mim) eu simplesmente adoro o tema da Segunda Guerra Mundial. Nazistas Cibernéticos não me interpretem mal ou me acusem de ser adoradora do Hitler (se bem que seria problema meu) ou racista. Eu gosto do tema, não que gostaria de ter vívido nesse ambiente ou que foi algo bom,... ok? 
Bola para a frente.
Eu sei, eu sei. A "notícia", que está mais para uma curiosidade já que não acrescente nem retira nada na vida de ninguém, não é relativamente nova. Este microalvoroço é de Maio deste ano. 
Para ser sincera, não foi algo que fosse comentado nos jornais nacionais. A minha vontade de partilhar a minha opinião deve-se à Cecy do CecyAguilera Blog, que em Maio escreveu a sua opinião sobre o assunto.
Além da publicação da Cecy, pesquisei por algum jornal português que tivesse essa mesma notícia para me ajudar a desenvolver a minha "crónica".
O jornal que tem a notícia disponível é o Jornal Observador, de 16 de Maio deste ano.
Tudo se inicia pelo facto de um grupo de investigadores ter decifrados duas "novas" páginas do diário da Anne, que além de conter piadas porcas, falava sobre educação sexual e prostituição.
 
Não acredito que as páginas decifradas fossem "novas", tal como referido. Porquê? O diário trata-se de uma cópia (e editada) do que Anne escreveu, os manuscritos de Frank estão expostos na Anne Frank House. O pai de Anne, Otto Frank, admitiu que fundiu as duas versões que encontrou e retirou os trechos mais pesados, que certamente implicavam o teor maduro.

As páginas estavam cobertas com um papel mais escuro para que ninguém fosse capaz de ler, isto em 1940 e tais. Isto só foi possível de descobrir graças à bendita tecnologia avançada de hoje em dia. Pronto, aqui descobriram frases sobre educação sexual e prostituição.

Obviamente, Anne não era tola e disfarçaria as páginas. Qual é? Anne era quase uma adolescente, é bastante normal que as questões e curiosidades sobre a educação sexual estivessem a florescer. Para a época seria incómodo por se tratar de uma jovem a falar da sexualidade.

Uma das quatro piadas encontradas foi “Sabem porque é que as meninas da Wehrmacht (Forças Armadas da Alemanha Nazi) estão na Holanda? Para servirem de colchões para os soldados”. Frank van Vree, o Diretor do Instituto Holandês de Estudos sobre Guerra, Holocausto e Genocídios, que trabalhou em conjunto com o Museu do Holocausto para decifrar as páginas de Anne, admitiu que quem lesse estas passagens não conseguiria conter o riso.

Uma vez que a mente fica poluída, não há água benta suficiente para purificar. 

É explicado também o processo para decifrarem as folhas que foi difícil, pois a escrita estava misturada com o verso das páginas e o risco de destruir o papel era enorme.
O diretor defende que este tipo de piadas são um clássico entre crianças em crescimento, um claro sinal que Anne era acima de tudo uma rapariga normal.
Por outro lado, Anne escreveu sobre a prostituição da seguinte maneira: “Todos os homens, sem exceção, andam com mulheres, daquelas mulheres que os abordam na rua e depois vão juntos. Em Paris, existem casas enormes para isso. O papá esteve lá”. Se este trecho for interpretado em conjunto com o resto do diário, revela-nos mais sobre o desenvolvimento de Frank como escritora que o seu interesse pelo sexo, levando em conta os vários momentos que utiliza linguagem mais ousada.

Sinceramente, a pequena "polémica" envolta destas piadinhas por parte da Anne Frank não me espantam minimamente. É óbvio que, numa pré-adolescente, as questões sexuais se começam a florescer, como já referido, e com isso vem o começo da mente poluída. 
Não acho certo ficarmos com uma ideia errada da Anne, era apenas uma jovem que viu o pior que um jovem pode presenciar. Ela escreveu de maneira poética sobre a calamidade em que vivia, o mundo podre que a rodeava e com isso podia-se ver que escrevia numa mentalidade muito mais madura. Além de mais, esse é uma atitude vulgar entre muitos pré-adolescente (atenção, não pretendo defender que é uma boa atitude, apenas o facto de que as pessoas se deixam chocar por se tratar de quem é).
O facto de dar a entender que o pai frequentava casas noturnas ou serviços de prostitutas, não me choca igualmente. Estamos a falar de outra época, de outra mentalidade. Temos que saber com o que lidamos para assim podermos opinar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Apenas Uma Garota Estranha - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Claire Hampton.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo